O ARCO DA HISTERIA de John Romao en ZE DOS BOIS. Lisboa. 5 a 10-octubre-2010

De 5 a 10 de Outubro (terça a domingo) í s 21:30 no NEGÓCIO (Ze dos Bois). Lisboa.

O Arco da Histeria
Direcção: John Romão
Com: John Romão, Nilo Gallego e Guilherme Moura
Som: Nilo Gallego
Produção Executiva: Mariana Sampaio
Residíªncia Artí­stica: O Espaço do Tempo
Apoio: Festival Citemor | Luzeiro
Apoio í  residíªncia: GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.
Espectáculo inserido no projecto Influíªncias, co-produção entre o Mundo Perfeito, Galeria Zé dos Bois e O Espaço do Tempo.

Raramente parto de um objecto artí­stico para fazer alguma coisa, nem para dar um beijo explosivo a alguém que amo (Ryan McGinley) nem para me esconder do meu pai (Santiago Sierra) ou para atirar um copo de sumo í  cara do meu irmão (Bruce Nauman) nem mesmo para pagar as contas da casa (Chris Burden). Gestos, actos e movimentos referentes a obras de arte, estão omnipresentes no quotidiano. Ao decidir querer trabalhar com um jovem ginasta desportista, apercebi-me das várias referíªncias artí­sticas que assombravam a minha cabeça: João Penalva, João Onofre, Jean Genet, Louise Bougeois, Tracey Moffat, entre outras referíªncias a obras de arte onde se podem ver os corpos de ginastas ou a alusão í  técnica desportiva utilizados como centro da acção. Aqui, em O arco da histeria (tí­tulo retirado de uma peça de 1993 da falecida escultora francesa Louise Bourgeois), trabalharei com o músico e performer espanhol Nilo Gallego e com um jovem ginasta, com o fim de atirá-lo para um universo teatral contemporí¢neo e libertá-lo da técnica desportiva que lhe é familiar. Tal como os movimentos da histeria são tensos e definidos, pretendo trabalhá-los ou reproduzi-los no corpo do ginasta, de uma forma ordenada, contrabalançando com o caos próprio dos movimentos histéricos do corpo do adolescente. (John Romão).

Influíªncias é um projecto do Mundo Perfeito que envolve a montagem de duas novas criaçíµes, resultantes de um desafio lançado aos jovens criadores José Nunes e John Romão. Cada uma das peças terá como ponto de partida uma obra de arte que terá influenciado estes criadores, que contarão com a colaboração de um artista mais experiente, cuja missão será influenciar o processo de trabalho. Os espectáculos do projecto Influíªncias resultam de uma co-produção entre o Mundo Perfeito, o Espaço do Tempo e a Galeria Zé dos Bois.

Esta entrada fue publicada en General y etiquetada . Guarda el enlace permanente.